Saúde e bem-estar - Postado em: 18/10/2021

A importância do exercício físico mediante COVID-19

A prática do exercício físico, quando realizado de maneira correta e sob supervisão, tem como principal objetivo melhorar as aptidões físicas de quem o pratica, promovendo a sensação de bem estar e diminuição do estresse.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana para o indivíduo adulto ser considerado ativo. Quando praticado de forma regular, o exercício físico melhora o sistema imunológico, otimizando o organismo no combate a agentes infecciosos e diminuindo a predisposição às infecções, principalmente respiratórias. Pode, também, atenuar a duração e a gravidade de infecções virais as quais incluem, possivelmente, a infecção por COVID-19 (Nigro et al., 2020).

Quando nos referimos ao exercício aeróbico, o aumento da capacidade fortalece a imunidade, à medida que estimula a função das células imunológicas e aumenta a elasticidade e força pulmonar, minimizando os fatores de risco do COVID-19 (Mohamed & Alawna, 2020).

Desta forma, podemos concluir que indivíduos ativos, além de terem uma melhor manutenção do sistema imunológico, possuem uma menor predisposição de possuírem doenças crônicas, como diabetes e obesidade, e contraírem doenças infecciosas, como o COVID-19.

Voltar

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments