Saúde e bem-estar - Postado em: 13/04/2022

Quanto tempo vou demorar para aprender a nadar?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao iniciar as aulas de natação. A resposta não é tão simples quanto parece. Cada pessoa tem seu ritmo de aprendizagem e habilidades motoras. Baseado nisso, o desenvolvimento dos nados competitivos (crawl, costas, peito e borboleta) pode ter uma duração variada.

Considerando que  nadar é o ato de se deslocar no meio líquido, para a grande maioria das pessoas já é possível se deslocar por uma pequena distância com um nado rústico já no primeiro mês. O crawl é o primeiro nado a ser ensinado, podendo ser desenvolvido nas primeiras aulas com uma certa eficiência, com a técnica básica. Pessoas com medo de água, com traumas (normalmente por já ter tido alguma experiência de afogamento) precisam de um pouco mais de tempo para ter uma adaptação aquática e vencer esse desconforto.

O importante é que, ao iniciar as aulas de natação, a pessoa esteja ciente que existe um processo que irá facilitar a aprendizagem. O primeiro passo será de adaptação aquática. Nessa fase o objetivo é se sentir bem dentro da piscina, com equilíbrio, entrando e saindo sem dificuldade. Em seguida a atenção é para a respiração, fundamental para o deslocamento com o rosto na água. A partir daqui é que o foco passa para os movimentos de braços e pernas para desenvolver a propulsão. Cada fase tem sua importância.

Respeitando o tempo de cada pessoa e os objetivos a serem alcançados em cada fase, o desenvolvimento dos 4 nados acontece de maneira mais agradável e prazerosa. Para algumas pessoas com vivências motoras variadas, essas fases podem acontecer em uma aula. Para outras, com dificuldades de coordenação, pouca vivência em piscinas ou praia, ficarão por um período mais longo em cada fase.

O importante é concentração nos exercícios e atenção às instruções do professor para aproveitar ao máximo as aulas. Aqui na Be Happy, os professores estão preparados para atender a cada pessoa e direcionar a aula para que os objetivos sejam atingidos.

Viviane Dias Machado
CREF 6508-G/PR

Voltar

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edicleia
1 ano atrás

Muito bom !!