Sem categoria - Postado em: 01/06/2022

Crossfit é muito intenso para mim?

O crossfit é naturalmente uma modalidade esportiva que proporciona ao praticante a vivência não só de elementos variados numa mesma sessão, mas também a variação de intensidade, promovida pela estrutura do treino. Em alguns momentos mais baixa, a intensidade dos treinos tende sempre a ser bem elevada e em alguns momentos “máxima”.

Com muita dinâmica e por ser uma atividade muito estimulante proporcionando um de fato uma  os cuidados com a prática precisam ser constantes. 

É normal encontrarmos alunos dispostos a enfrentar seus próprios medos, quebrar seus próprios recordes e se auto-compararem com atletas mais experientes e/ou praticantes com mais tempo de prática. Isso é muito bem vindo e extremamente importante para a evolução individual e o bom funcionamento das aulas e das turmas. Afinal, todos queremos obter resultados, sejam eles de natureza estética ou no que diz respeito à performance individual.  

Mas é de extrema importância o “cuidado” e a “atenção” com que o coach/treinador conduz estes estímulos citados. 

O que precisa ficar bem claro é que cada um tem o seu próprio e individual limite. Não há como comparar indivíduos muito distintos para um mesmo fundamento. E essa é a beleza de uma aula de crossfit. Dois alunos podem sim estar dando o seu máximo, realizando tarefas adaptadas e com cargas e volumes independentes. 

Para alguns alunos os movimentos com peso corporal (ginásticos) serão um pouco mais difíceis. Já para outros, levantar pesos de maneira técnica e apurada não será uma tarefa de rápida aprendizagem, contudo uma aula bem executada por um bom profissional terá certamente a alta capacidade de “adaptar” a grande maioria dos movimentos, volume e cargas, conforme a necessidade individual de cada aluno.

Esta é a grande chave para uma constante evolução sem correr o risco de uma possível “lesão”. 

Adaptações fisiológicas, estruturais  e funcionais, serão constantemente vivenciadas nos treinos de crossfit, e isto não pode ser negligenciado nem pelo coach e nem pelo aluno que também é responsável pela sua saúde física.

Evoluir, quebrar marcas pessoais e poder ver o seu corpo em constante desenvolvimento exige sim de cada um de nós a quebra da monotonia. Fazer o que você jamais fez antes vai te levar para lugares que jamais esteve. 

Da mesma forma, treinar como jamais treinou antes, vai te levar a um desenvolvimento corporal como nunca antes. Mas tudo tem o seu tempo e cada indivíduo precisa respeitar o seu corpo.

Então, CROSSFIT É MUITO INTENSO PARA MIM? 

Eu diria que ele é a medida certa para você e fatalmente será o responsável pela maior transformação que o seu corpo já conheceu se você souber administrar com cuidado as adaptações oferecidas, ao longo da sua jornada, por esta modalidade que só tem crescido.  

 

Thiago Ribeiro – Head Coach Crossfit Be Happy

CREF: 016569-G/PR

Voltar

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments