Saúde e bem-estar - Postado em: 15/06/2022

Quais as vantagens de nadar os quatro nados?

A natação competitiva apresenta 4 nados: borboleta, costas, peito e crawl (livre). Importante explicar aqui a diferença entre nado e estilo. Geralmente falamos e ouvimos falar da natação como os quatro estilos… mas o correto são quatro nados. Dentro dos quatro nados podemos ter vários estilos de nadar, basta observarmos os diferentes nadadores. O mesmo nado crawl (livre) pode ter características específicas entre um nadador e outro.

Agora, pensando nos quatro nados, é importante desenvolver cada um deles para que estimule toda a musculatura, melhore a coordenação motora, oferecendo diferentes estímulos para o corpo como um todo.

Cada nado apresenta sua especificidade e necessita de exercícios educativos, correções e atenção dos praticantes para que seja executado com boa técnica e bom deslocamento.

A variação de nados durante as aulas deixa os treinos mais motivantes também, permitindo uma maior variedade de exercícios, tornando cada aula única.

Claro que alguns nados são mais “fáceis” de desenvolver e também são mais utilizados, como o crawl. As séries da aula normalmente são feitas neste nado, buscando ênfase em diferentes intensidades. Mas é importante também dedicar atenção aos nados mais “complicados” como o peito e o borboleta, que saem do convencional (crawl e costas tem muita similaridade).

Pense bem: poder realizar um medley (sequência de nados: borboleta, costas, peito e crawl) com qualidade em cada um dos nados faz com que o nadador se sinta bem treinado e praticamente um atleta!

Viviane Dias Machado
CREF 6508-G/PR

Voltar

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments