Saúde e bem-estar - Postado em: 24/08/2022

Correr na esteira é diferente?

Correr é provavelmente o esporte mais fácil e simples de se iniciar, basta colocar um pé na frente do outro e você já está correndo. Conforme você vai pegando experiência, é fácil notar que vários fatores podem influenciar positivamente como negativamente, um exemplo é o ambiente em que se está correndo, no asfalto, na pista de atletismo, na trilha, na praia ou na esteira.
A esteira é um equipamento que pode auxiliar bastante a vida do corredor, mas é preciso saber que correr na rua é diferente de correr na esteira, e tem seu lado positivo e seu lado negativo.
A corrida na esteira em geral é mais “fácil”, muito por causa do seu sistema de amortecimento que reduz o impacto na corrida em relação ao asfalto. Então se você treina só na esteira e for correr no asfalto, pode ser que sua corrida não tenha o mesmo rendimento.

As esteiras em geral, oferecem vários parâmetros simultâneos como velocidade, inclinação, tempo, distância percorrida, gasto calórico e batimento cardíaco, que facilitam o entendimento e o treino do seu usuário. E as mais modernas vem com acesso à internet, streaming e alguns outros recursos para ajudar a quebrar a monotonia, que por sinal, é o principal ponto negativo de se correr na esteira, porque o tempo parece que não passa, por exemplo correr 10 km sem algum tipo de estímulo pode acabar se tornando um martírio.
A esteira ajuda você manter a corrida de maneira linear, sem a mínima oscilação de velocidade ou inclinação, alterando apenas se você decidir apertar o botão ou tiver feito uma programação prévia dela. Correndo fora, você se depara com muitas variáveis como o clima, o terreno, e até mesmo a fadiga, que ao bater o cansaço o ritmo vai cair.

E por fim e bem importante de ser levado em consideração, é a especificidade do corredor, se vai competir na rua, procure priorizar a corrida na rua, se vai competir em uma prova na esteira, procure priorizar correr na esteira. Agora se sua única possibilidade é correr na esteira, corra na esteira, e se sua única possibilidade é correr na rua corra na rua, porque o mais importante é você manter seu corpo ativo.

Remy Moro 027018-G/PR

Voltar

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments