Saúde e bem-estar - Postado em: 25/09/2023

GANHAR 2 DÉCADAS DE VIDA COM ATIVIDADE FÍSICA?

Um recente estudo conduzido por cientistas de Harvard, juntamente com pesquisadores do Carle Illinois College of Medicine e outras instituições, concluiu que a adoção de hábitos saudáveis tem um impacto notável na expectativa de vida humana. Os resultados desse estudo foram apresentados no Nutrition 2023, o congresso anual da Sociedade Americana de Nutrição.

Foi avaliado a influencia de 8 hábitos de vida na mortalidade e na longevidade, sendo eles:

  1. Praticar atividade física
  2. Manter uma dieta saudável
  3. Não fumar
  4. Não consumir álcool em excesso
  5. Controlar o estresse
  6. Adotar uma boa higiene do sono
  7. Cultivar relacionamentos saudáveis
  8. Evitar o vício em opioides (analgésicos altamente suscetíveis ao uso indevido).

Com esse intuito, os profissionais analisaram dados de mais de 700 mil pacientes com idades entre 40 e 99 anos do Million Veteran Program entre os anos de 2011 e 2019.

O estudo mostra que os homens que praticam esses 8 hábitos em suas vidas diárias aos 40 anos podem esperar viver até 24 anos a mais do que aqueles que não adotam. Em relação as mulheres, o ganho foi de 21 anos Assim, foi comprovado que a implementação deste estilo de vida saudável reduziu a mortalidade por todas as causas em 13%.

Os efeitos negativos mais significativos estão relacionados com um estilo de vida sedentário, uso de opiáceos e tabagismo, que aumentam o risco de morte em 30 a 45 por cento. O estresse excessivo, o consumo excessivo de álcool, a alimentação inadequada e os maus hábitos de sono aumentam a mortalidade em 20%.

De fato, o estudo conclui que quanto mais hábitos saudáveis uma pessoa adotar melhores serão os resultados. A prática de até mesmo um único hábito saudável pode aumentar a expectativa de vida em 5 anos. Esse benefício, embora menor, também foi observado em idosos.

É de extrema importância para garantir uma atividade física, incluir exercícios de força, além de exercícios aeróbicos. Para isso, a musculação é um grande aliado para manter a força e o tônus ​​perdidos com a idade.

Contudo, o estresse é um parâmetro mais peculiar. É essencial identificar se a pessoa está se sentindo mais cansada, desanimada ou irritada, se o estresse é algo momentâneo ou se está se prolongando ao longo do tempo. Sabe-se que o excesso do problema impacta o que pode fazer a pessoa ter falta de sono, se alimentar mal e deixar de praticar exercícios.

A prática diária de hábitos saudáveis tem um efeito positivo sistêmico no organismo. Melhora da autoestima, aumento da disposição, perda de peso, melhora da saúde mental, sono de qualidade, prevenção de doenças crônicas, diminuição do estresse e ganho na sensação de bem-estar.

Portanto, o estudo confirma que adotar um estilo de vida saudável impacta positivamente a saúde das pessoas e reduz o índice de mortalidade.

Voltar

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments